Ame os animais!: Outubro 2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Antes de adquirir: Bagre Jordani

Olá!
Andei meio sumida, não é?
Bem, resolvi fazer esse post pois fui em um Pet Shop de mente vazia e cometi um erro ( eu não acho que foi um erro, mas minha mãe deve achar).
Recentemente comprei um aquario bem pequeno para levar pra escola, com 2 Guppys ( inclusive, um deles está gravida), 4 Paulistinhas ( e um desapareceu misteriosamente no dia seguinte), 2 limpa-vidro e 5 Neóns. Com a gravidez da Ametista ( Guppy e sim, eu dou nome para os meus peixes), percebi que os filhotes não poderiam ficar em um aquário daquele tamanho e resolvi comprar outro. Ele é beeeeeeeeem maior, e como os peixes eram muito pequenos e muito dificeis de se ver, comprei mais alguns. 3 Platys, 1 mini caranguejo e um Jordani. Na hora que vi, esse peixe me pareceu perfeito, mas quando cheguei em casa e fui pesquisar o nome da espécie, descobri que na verdade era um Bagre e que podia chegar, em cativeiro, até os 60 cm ( a largura do meu aquario novo). Eu fiquei chocada, sério, e li que esses peixes não podem ficar com menores ( pois serviriam como alimentação), porém, meu aquário está repleto de Neóns e Guppys. Não quis devolver o animal, ele é muito perfeito. Deixei ele lá, com os peixinhos pequenos, por sorte, passado primeiro dia, todos estavam lá. A única opção seria comprar um aquário maior ( tipo, MUITO maior, uns 100 cm estariam maneiros), mas esse novo já foi bem careiro e aposto, aposto, que meu pai não vai comprar outro.
Então, leiam os seguintes alertas que dou ( uma inexperiente em peixes que comprou um bagre pensando ser um adulto de 10 cm, mas podem confiar, pesquisei bem):

  • O bagre americano vive até 10 anos ( ou mais), se não quiser ficar com um peixe por tanto tempo, esqueça
  • Não bote peixe-gato com peixes que sejam muito menores que ele, pois servirão de alimento.
  • Jordani fica muito grande, então, não cometa o mesmo erro que eu e coloque ele em um aquario próximo aos 100 cm.
  • É verdade que ele tem ferrão? ( isso não é bem um alerta, quero dizer, um alerta em uma pergunta)
  • Pesquise antes de comprar um peixe, sério. Se não souber a espécie procure por qualquer coisa que possa adjetiva-lo. Ex: Peixe com bigode ( foi assim que descobri sobre Rá -- o bagre--)
Acho que só, e para acalmar as pessoas que compraram um bagre sem saber e estão loucas porque tem Guppys e Neóns junto com ele,  meu peixe ficou tranquilão, nadou feliz e amanheceu com a barriga cheia de flocos de ração ( mas nem todos podem reagir assim, qualquer coisa, atualizo o post).

Se tiverem qualquer duvida pendente de peixes podem perguntar nos comentários.
E o que acharam? Devo fazer mais posts desse tipo?
Boa noite ( ou bom dia, ou boa tarde, ou bom amanhecer, Halloween, Natal, aniversário, madrugada e etc)